segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Cumprir a lei é uma questão de ética

Este é realmente um momento histórico, pois há muito tempo não se noticiava tanto sobre trânsito como agora. E por que isso? É bem provável que o motivo seja o insuportável índice de mortes com o qual a sociedade em geral não agüenta mais conviver. Soma-se a isto os custos incalculáveis que recaem sobre o bolso do brasileiro, independente de possuir automóvel ou não.
Sendo assim, não há como negar que todos nós somos responsáveis pelo trânsito e, neste sentido, cumprir a lei passa a ser uma questão de ética. Mas vamos ser sinceros: o que menos se vê no cenário nacional são atitudes éticas. Parece que vivemos uma verdadeira crise de sentido em relação ao valor da vida. Estamos perdendo a referência dos valores mais importantes que permitem a uma sociedade viver com um mínimo de decência e harmonia. Para mim o respeito ao próximo é um deles e acredito que o grande desafio atualmente seja justamente coexistir. O pior é que essa dificuldade em ocupar os espaços públicos e privados aceitando e respeitando os outros aparece com muito mais força no trânsito.
Um dos motivos que faz muitas pessoas serem contra a nova Lei 11.705/08 de tolerância zero: a incapacidade de respeitar a vida do próximo.
Se o motivo para a “tolerância 0” existir é a preservação da vida, então temos mais é que aceitar e deixar de lado as desculpas egoístas que não contribuem para reduzir os acidentes de trânsito em nosso país.

Nenhum comentário:

Super Sincero

Tem churrasco que é uma cilada

Continuação

Mais uma vez! Cilada